Richard Chamberlain, ator americano que ganhou destaque na TV interpretando médicos charmosos e se tornou um ícone das minisséries, faleceu aos 90 anos neste sábado (29) no Havaí. De acordo com o publicitário Harlan Boll, a causa da morte foi complicações após um derrame. Curiosamente, Chamberlain completaria 91 anos na próxima segunda-feira (31).
Ao longo de sua carreira, Richard Chamberlain explorou diversas facetas: ator, cantor, soldado, pintor e autor. Seu grande destaque inicial, que solidificou sua imagem de galã, foi o papel de um jovem médico charmoso em “Dr. Kildare”, série transmitida pela NBC entre 1961 e 1966. Em reconhecimento ao seu talento, em 1963, Chamberlain recebeu seu primeiro Globo de Ouro, como melhor astro masculino da TV, pela atuação como Dr. Kildare. Na verdade, em uma entrevista de 2021, o ator relembrou: “A série decolou imediatamente em todo o mundo. Eu recebia toda a atenção e isso era meu sonho absoluto se tornando realidade. Eu estava tão feliz”.
Chamberlain também teve uma carreira cinematográfica notável.
Nos anos 1970, interpretou Octavius Caesar em “Júlio César” (1970), ao lado de Charlton Heston e Jason Robards, e atuou com Raquel Welch e Oliver Reed em “Os Três Mosqueteiros” (1973). Além disso, em 1974, esteve no elenco de “Inferno na Torre”, filme vencedor do Oscar.
Já na década de 1980, Chamberlain se consagrou como o “rei da minissérie”, título atribuído pela Associated Press. Ele estrelou “Shōgun” (1980) e “Pássaros Feridos” (1983), ambos sucessos que lhe garantiram dois Globos de Ouro. No entanto, em 1996, reprisou o papel do Padre Ralph de Bricassart, protagonista de “Pássaros Feridos”, no filme para TV “Pássaros Feridos: os Anos Ausentes”.
Por outro lado, Chamberlain também interpretou Jason Bourne na primeira adaptação para a TV da história, em uma minissérie exibida em 1988. Ao longo da década de 1990, ele estrelou diversos filmes e telefilmes, e nos anos 2000, fez aparições especiais em seriados como “Will and Grace” e “Desperate Housewives”. Seu último crédito em sua página no IMDb é pelo drama-mistério de 2019, “Finding Julia”.
O ator também teve papéis marcantes no teatro,
incluindo uma temporada como Henry Higgins em “My Fair Lady” e uma breve passagem pela Broadway ao lado de Mary Tyler Moore em “Breakfast at Tiffany’s”. Além disso, sua carreira no palco trouxe performances que ficaram gravadas na memória do público.
Em relação à sua infância, Chamberlain nasceu em Los Angeles, Califórnia, e cresceu em Beverly Hills com seus pais e seu irmão mais velho, Bill. Após obter um diploma em artes pelo Pomona College, ele tomou uma decisão importante ao se alistar no Exército dos EUA, servindo 16 meses na Coreia e alcançando o posto de sargento.
Por fim, Chamberlain deixa seu parceiro de longa data, Martin Rabbett. “Nosso amado Richard está com os anjos agora. Ele está livre e voando para aqueles entes queridos antes de nós”, disse Rabbett à CNN. “Quão abençoados fomos por termos conhecido uma alma tão incrível e amorosa.”