O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” para tempestades com granizo, válido até meia-noite desta sexta-feira (20/12). Em Minas Gerais, 166 cidades, incluindo Belo Horizonte, estão dentro da área de risco, com previsão de chuvas fortes, ventos intensos e possibilidade de granizo. A população dessas regiões deve se preparar para condições climáticas severas e adotar medidas de precaução.
As cidades incluídas no alerta, localizadas nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Sul e Sudoeste, devem enfrentar um volume de chuva entre 30 a 50 mm/h, podendo chegar até 100 mm por dia. Além disso, são esperados ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h, e a possibilidade de queda de granizo. A recomendação é que os moradores dessas áreas se preparem para condições climáticas severas.
Segundo o órgão, as cidades em alerta correm risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, queda de árvores e alagamentos. O Inmet orienta que a população tome precauções, como evitar áreas alagadas e ficar longe de árvores, para minimizar os impactos da tempestade.
Diante da possibilidade de rajadas de vento, o instituto de meteorologia orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, já que há risco de queda e descargas elétricas. A recomendação é tomar precauções para garantir a segurança durante a tempestade.
Além disso, o instituto recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada, como medida de segurança durante as tempestades e possíveis descargas elétricas.