Três carretas, três motos e um carro caíram no rio Tocantins após o desabamento da ponte. As buscas, realizadas apenas com botes, enfrentam restrições devido à presença de ácido sulfúrico em um dos caminhões.
Uma ponte que liga Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22), deixando duas pessoas mortas e oito desaparecidas, conforme a Defesa Civil de Estreito (MA). O colapso foi flagrado por testemunhas, que capturaram imagens impressionantes do momento (veja a foto a cima).
As vítimas fatais foram identificadas como Alana, de 25 anos, e Marçon Gley Ferreira, de 42 anos, ambos estavam em motocicletas no momento do acidente.. Entre os desaparecidos estão duas crianças, duas mulheres e quatro homens.
No desabamento, três motos, três carretas e um carro caíram no rio Tocantins, agravando ainda mais a gravidade da tragédia.
Os motoristas das três carretas sumiram no caos do desabamento. Dentro do carro que despencou, um casal e uma criança viveram o terror. O homem foi resgatado e está estável, mas a mulher e a criança desapareceram nas águas, criando um cenário de desespero e uma crescente pressão por respostas.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, construída na década de 1960 e com 533 metros de extensão, serve como ligação crucial entre Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, através da BR-226. Contudo, essa estrutura histórica agora se tornou o cenário de uma tragédia devastadora.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira integra o corredor rodoviário Belém-Brasília, passando sobre o rio Tocantins. No entanto, suas condições precárias já vinham alarmando os moradores. No sábado (21), um morador publicou um vídeo na internet denunciando o perigo iminente (confira abaixo, na reportagem do Fantástico).
“Já pensou se essa ponte cai? Já pensou o estrago que faz?”, alertou o morador no vídeo. “Estamos aqui avisando, porque isso aqui está um perigo.”
As buscas por sobreviventes foram suspensas no início da noite, após a Defesa Civil confirmar o perigo extremo representado por um caminhão carregado com ácido sulfúrico. E, vamos ser sinceros, esse alerta já deveria ter sido feito há muito tempo. Só então, as equipes decidiram retomar os trabalhos, mas com uma péssima limitação: usaram apenas botes e ficaram longe da água, sem a presença de mergulhadores. O que já era um caos, se transformou em uma operação subdimensionada, arriscada e sem a eficiência necessária.
Causa do desabamento
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou que o desabamento da ponte ocorreu devido ao colapso do vão central. Porém, a verdadeira causa do desastre ainda está sendo investigada, deixando no ar um mistério sobre a segurança de uma estrutura que, convenhamos, já estava sendo amplamente criticada há muito tempo.
A ponte foi completamente interditada, obrigando os motoristas a se aventurarem por rotas alternativas, algo que, sem dúvida, poderia ter sido evitado se as autoridades tivessem se atentado à degradação da estrutura muito antes. O DNIT, agora, tenta minimizar os danos e forneceu um trajeto emergencial que, para muitos, não faz o menor sentido.
Motoristas do Tocantins deverão fazer um desvio passando por Darcinópolis/TO até Luzinópolis/TO, depois pela BR-230/TO até o km 101, em São Bento/TO. Em seguida, terão que pegar a estrada em direção a Axixá/TO e Imperatriz/MA. Para quem estiver no Maranhão, a alternativa passa por Estreito/MA, pela BR-226/MA até Porto Franco/MA, e depois seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA. Esse é o “plano de fuga” dado pelas autoridades, enquanto a ponte, mais uma vez, mostra sua fragilidade.
Rachadura na ponte
Um vereador de Aguiarnópolis (TO) registrava rachaduras na ponte no exato momento em que a estrutura começou a ceder, algo que já demonstrava o risco iminente de colapso. Veja abaixo.