“Diversas teorias ligadas ao cristianismo, à numerologia, ao cinema e a histórias reais alimentam o medo em torno da data. Confira mitos e verdades sobre a sexta-feira 13.”
“Hoje é sexta-feira 13 🧙♂🧙, um dia que desperta receio entre os supersticiosos. A tradição associa o número 13 e a sexta-feira ao azar, fazendo com que alguns vejam a data como um dia de infortúnio.
Entre os mitos, recomenda-se evitar escadas, não quebrar espelhos e evitar cruzar com gatos pretos para afastar a má sorte 😱👻.”
“A verdade é que há diversas teorias ligadas ao cristianismo, à mitologia nórdica, à numerologia, ao cinema e à literatura, todas alimentando o medo em torno da data.”
Algumas teorias que consideram a data ‘amaldiçoada’ remontam à formação do cristianismo, associando a sexta-feira 13 à crucificação de Cristo e ao número de pessoas presentes na Última Ceia.
Uma reportagem da BBC Brasil revela como um dos homens mais ricos dos Estados Unidos foi responsável por consolidar a superstição da sexta-feira 13 na consciência moderna.
Romance de vingança e naufrágio multimilionário
Em 1907, o magnata americano Thomas W. Larson publicou o romance ‘Sexta-Feira 13’, no qual um corretor de Wall Street manipula ações para se vingar de seus inimigos.
Larson, conhecido como um dos homens mais ricos dos Estados Unidos, acabou se tornando protagonista de sua própria lenda urbana ligada à data. A reportagem da BBC revela que, poucos meses após o lançamento do livro, na sexta-feira 13 de dezembro de 1907, um enorme barco que ele havia mandado construir e que levava seu nome afundou.
O navio, que transportava cerca de 60 mil barris de óleo, afundou, provocando um vazamento que ficou conhecido como o primeiro grande desastre ecológico desse tipo
O ‘Clube dos Treze’
Muito antes de Larson, outras superstições sobre o número 13 já circulavam. Por volta de 1690, surgiu uma lenda urbana que dizia que ter 13 pessoas em um grupo ou ao redor de uma mesa atraía azar.
Por ironia do destino, um grupo que surgiu para ridicularizar superstições acabou consagrando a sexta-feira 13 como uma data temida.
O Clube dos Treze se reuniu pela primeira vez em 13 de setembro de 1881 e foi fundado oficialmente em 13 de janeiro de 1882.
O grupo se reunia todo dia 13, quebrava espelhos, derrubava saleiros e passava por baixo de escadas.